O combate à desinformação digital será o principal tema do próximo seminário internacional que a ABERT promoverá em Paris (França), no dia 2 de junho. Os detalhes do evento foram foco da extensa agenda na capital francesa, durante a semana, e que contou a presença do presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, e do diretor geral, Cristiano Lobato Flôres.
Em um encontro na RMC/BFM, uma das maiores redes de televisão e rádio da França, o diretor geral Benoit Tournebize confirmou participação no seminário, que debaterá questões comuns à radiodifusão dos dois países, como a assimetria regulatória em relação às gigantes de tecnologia, uso responsável da inteligência artificial e responsabilização das plataformas digitais pelo conteúdo divulgado. O diretor do Grupo France Television, Pompeyo Pino, acompanhou a visita.
Já na Embaixada do Brasil em Paris, Lara Resende e Lobato Flôres se reuniram com o embaixador Ricardo Neiva Tavares. Ficou definido que o evento será realizado durante a Semana do Brasil na França, na sede da Embaixada. O seminário em Paris dará continuidade aos debates setoriais realizados em Lisboa (Portugal), Madri (Espanha) e Washington (EUA). Também participaram da reunião os ministros Caio Mário Renault e André Maciel.
Em visita ao Grupo France Television, a direção da ABERT foi recebida pela vice-presidente sênior, Nathalie Bobineau. Ela elogiou a iniciativa da ABERT em promover um evento sobre a importância do jornalismo em tempos de desinformação e confirmou presença no seminário.
Durante reunião-almoço com a diretoria do France Médias Monde, a presidente Marie-Christine Saragosse falou sobre a parceria da FMM com veículos de comunicação brasileiros. O grupo francês de mídia tem produção internacional e desenvolve, como principal atividade, a distribuição de programas informativos pelo canal de TV France 24, pela Radio France Internationale (RFI) e Monte Carlo Doualiya (MCD). O FMM também participará do encontro da ABERT. O encontro teve ainda a presença do diretor de Relações Institucionais, Pompeyo Pino, do diretor da academia, Serge Schick, do vice-presidente de Desenvolvimento Internacional, Lenny Durain, do vice-presidente de Distribuição de Conteúdos e Prospectivas, Eric Cremer, e do chefe de Redação portuguesa para o Brasil, Elcio Ramalho.
No encontro com o Conselho da ARCOM, a Anatel francesa, a conversa foi sobre as assimetrias regulatórias entre as gigantes de tecnologia e os veículos de comunicação, além dos avanços normativos ocorridos na França em relação ao combate à desinformação. Lara Resende e Lobato Flôres foram recebidos pelo conselheiro Hervé Godechhot.
Lara Resende e Lobato Flôres visitaram ainda o grupo de rádio NRJ, voltado ao público jovem. Foram recebidos pela diretora geral, Cecile Chambaudrie, e pela diretora comercial, Peggy Voutyras. Além do convite para o evento da ABERT, a conversa abordou a importância do rádio para a comunidade local e a relevância de regras mais claras para as plataformas de internet, especialmente com uma metodologia de métricas de audiência justa entre veículos de comunicação e plataformas digitais.
O convite para o seminário foi feito também aos canais de televisão TF1/LCI, que têm grande audiência na França e na Europa Continental. A iniciativa da ABERT foi bastante elogiada pelas emissoras francesas.
"Foi uma agenda intensa e muito produtiva. O seminário de Paris será mais uma oportunidade de conhecer a realidade do rádio e da TV na França e de debatermos assuntos que estão no radar da radiodifusão dos dois países, seus avanços, impactos e preocupações", avalia Lara Resende.