O centenário do rádio foi tema da homenagem feita pela escola de samba Águia de Ouro no Carnaval deste ano. O enredo “Águia de Ouro nas Ondas do Rádio” animou as pessoas que assistiram ao desfile no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo. A Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo (AESP) foi parceira da agremiação.
Tanto a história do rádio quanto o futuro do meio de comunicação foram explorados na avenida. “No centenário que o brado ressoou/ Ao povo iletrado, sabedoria e esperança ao escutar”, dizia um trecho do samba-enredo.
O radialista Eli Corrêa, conhecido como “o homem sorriso no rádio” foi um dos homenageados e destaques do desfile. Outra parte da letra fazia menção ao locutor: “Alô, alô! É hora de sintonizar/ O show vai começar/ Oi, gente! O sorriso do rádio está aí/ Vila Pompéia vem pra sacudir.”
O rádio também foi lembrado pelo entretenimento, música e transmissões religiosas e esportivas. Edgar Roquette-Pinto e Padre Roberto Landell de Moura foram outras personalidades que receberam homenagens da escola.
A agremiação terminou o Carnaval 2024 em 10º lugar e deixou marcada na história uma grande homenagem ao rádio no Brasil. (Fotos: Divulgação/AESP)