A Associação Internacional de Radiodifusão - AIR - manifesta profunda preocupação e indignação com a violência perpetrada contra o prédio residencial do jornalista argentino Jorge Lanata, apresentador do programa "Jornalismo para Todos", do Canal 13.
Nesta segunda-feira, 3 de agosto, a guarita de segurança do prédio onde Lanata vive com sua família foi apredejada e cápsulas de uma arma calibre 38 foram encontradas no portão da propriedade, localizada no bairro de Retiro, em Buenos Aires.
Como afirma a Declaração de Princípios sobre Liberdade de Expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos; "A violência, intimidação ou ameaça aos comunicadores sociais, assim como a destruição material dos meios de comunicação, violam os direitos fundamentais das pessoas e limitam severamente a liberdade de expressão. É dever dos Estados prevenir e investigar essas ocorrências, sancionar seus autores e assegurar às vítimas uma indenização. "
A Associação Internacional de Radiodifusão - AIR é uma organização fundada em 1946 que representa mais de 15.000 rádios e TVs comerciais e tem como principal objetivo a defesa da radiodifusão privada e o exercício da liberdade de expressão.