A América Latina destacou-se como a região que obteve maior crescimento para a publicidade em 2011. De acordo com o relatório Global AdView Pulse, relativo ao último trimestre do ano, a região registrou crescimento de 11,6% nos investimentos de anunciantes, enquanto a média global foi de 7,3%.
A televisão teve aumento de 10,1% e o rádio, de 9,7%. A mídia que apresentou maior avanço foi a Internet, com crescimento de 24%. Depois da América Latina, o segundo maior crescimento foi registrado na Ásia (11,5%), e o terceiro, no Oriente Médio e África (11,3%).
No Brasil, de acordo com o anuário de mídia do projeto Meio e Mensagem, a TV aberta fechou 2011 com 63,3% do bolo publicitário, obtendo crescimento de 9,17% com relação a 2010 e faturamento de R$ 18,01 bilhões. Já o rádio avançou 3,28%, com faturamento de R$ 1,3 bilhão. A TV por Assinatura também apresentou bom desempenho: 17,85% e R$ 1,19 bilhão de faturamento.
Estudo da consultoria britânica Warc aponta que os países do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) também têm grande destaque em gastos com publicidade, dentre os quais o Brasil traz o quarto maior avanço, com 8,5%. De acordo com a consultoria, os gastos no setor no país passaram de R$ 11 bilhões em 2003 para R$ 30,1 bi, em 2012.
Assessoria de Comunicação da Abert