O vídeo e a estratégia digital como oportunidades para o rádio foi o tema discutido por Josimar Machado, CEO da JMV Technology, durante a AMIRT Live, na quarta-feira (27).
Na visão de Josimar Machado, é fundamental que os radiodifusores invistam em uma estratégia digital sólida para vencer uma crise econômica e conquistar melhores resultados. “A questão digital não é mais uma opção. É obrigação para aqueles que pretendem vencer a perda de receita que já vem acontecendo, inclusive, por conta da redução dos anúncios de publicidade”, destacou.
E se no início da pandemia do novo coronavírus o conteúdo das rádios estava voltado quase que exclusivamente para notícias relacionadas ao COVID-19, Josimar ressalta que agora é a hora dos veículos diversificarem seus conteúdos para seguir as tendências do consumo de informação. “As pessoas estão saturadas de notícias sobre a pandemia e começam a buscar mais entretenimento e informações regionais. Para isso, as rádios vão ter que voltar a fazer investimentos em tecnologia”, ressaltou o CEO.
O investimento é necessário, inclusive, para as rádios menores. Segundo Josimar Machado, mesmo que não tenham condições financeiras de criar um setor de tecnologia, os radiodifusores devem contratar profissionais qualificados para executar a estratégia digital. “Criar um site, por exemplo, não pode ser visto como um custo. Trata-se de um investimento com alto retorno já que é uma operação cíclica. Há toda uma estratégia por trás de alguns recursos digitais que garantiram, inclusive, a sobrevivência de várias rádios durante o cenário de pandemia”.
Criar um site próprio para captar clientes, investir em e-commerce por vídeo, extrair trechos de lives para divulgar pequenos vídeos nas plataformas digitais ou conteúdos para podcast, e apostar em anúncios no ambiente digital são alguns dos recursos que podem ser executados por uma empresa contratada ou consultoria.
Para o palestrante, investir em câmeras para gravação 24 horas dentro do estúdio, por exemplo, pode ser uma excelente estratégia, principalmente no caso da cobertura de notícias de apelo popular e de entrevistas que podem aumentar a audiência. “O importante é ter sempre em mente a necessidade de transmissão em várias plataformas digitais ao mesmo tempo, além de realizar um bom gerenciamento dessas redes e ficar de olho nas métricas para fazer os ajustes necessários e captar cada vez mais ouvintes e clientes”, complementou.
Promovido pela Associação Mineira de Rádio e Televisão (AMIRT, o encontro online foi mediado pelo jornalista Vitor Veloso.
Para assistir ao vídeo na íntegra, clique AQUI