Os estados de Goiás e Espírito Santo começarão a receber contribuições para alteração do plano básico de FM por meio de consulta pública da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
A consulta pública tem como objetivo a adaptação das outorgas de rádio AM das emissoras que solicitaram a migração para o FM. Ao todo, serão 39 canais em Goiás e 16 canais no Espírito Santo.
As sugestões devem ser devidamente identificadas e encaminhadas por meio de formulário eletrônico do Sistema Interativo de Acompanhamento de Consulta Pública, disponível no site da Anatel, www.anatel.gov.br
A Anatel já inseriu no plano básico de FM os canais para as emissoras que solicitaram a migração nos estados do Rio Grande do Norte, Alagoas, Piauí, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Mato Grosso e toda a região Norte.
Nas localidades com espectro cheio, principalmente em grandes cidades, as emissoras terão de aguardar a liberação do espaço que vai ocorrer somente com a digitalização da TV, quando os canais 5 e 6, hoje ocupados por canais de TV analógicos, serão desocupados e destinados à FM.