A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que agirá com rigor na fiscalização das características técnicas das estações de telecomunicações, incluindo as de radiodifusão, durante os grandes eventos internacionais no Brasil. Os mais próximos, a Copa das Confederações e a Jornada Mundial da Juventude, ocorrerão em julho deste ano.
Por isso, o órgão está alertando a todas as emissoras de rádio e de TV para que estejam adequadas às propriedades técnicas autorizadas para a sua operação, com o objetivo de “evitar interferências prejudiciais a estações congêneres e legalmente constituídas”, ressaltou a agência.
Potência irradiada, frequência autorizada, azimute de orientação das antenas irradiantes, localização das estações transmissoras, bem como as demais características técnicas que possam impactar na operação da estação, devem estar em conformidade com a regulamentação editada pelo órgão.
Para preservar a segurança das emissões, a agência salientou que agirá com punição rigorosa àqueles que estiverem atuando em desacordo com as normas setor.
Com informações da Anatel