Para muitos radiodifusores, o surgimento de novas tecnologias é uma ameaça ao rádio e à TV. Ao contrário dessa perspectiva, Andrew Jeffries, vice-presidente de programação da IHeart Media, contou, com demonstrações práticas utilizadas por sua empresa, como as rádios podem aproveitar os avanços na área tecnológica para aumentar sua influência e, consequentemente, seu faturamento.
A IHeart Media é uma empresa norte-americana que reúne cerca de 850 rádios nos Estados Unidos. Nos últimos sete anos, a empresa expandiu seus negócios para além das ondas do rádio: passou a produzir eventos locais nas cidades, mega eventos, artistas internacionais e festivais de música. Tudo isso foi resultado de um trabalho intenso para mudar a identidade da marca e fidelizar o ouvinte nas rádios e novas mídias.
Andrew Jeffries explica como os radiodifusores podem utilizar as novas tecnologias para crescer
No painel “Os desafios para adaptar a radiodifusão à convergência digital e às novas tecnologias”, Jeffries defendeu que as novas plataformas são apenas mais uma forma de transmitir o conteúdo da rádio. “É uma maneira diferente de lidar com o público e não é preciso gastar muito para ganhar um relacionamento interativo com o ouvinte”, discursou. A IHeart é líder em mídias sociais nos Estados Unidos, com um total de 75 milhões de seguidores.
Para Jeffries, a internet pode ser utilizada como importante estratégia para obter ainda mais influência. Segundo ele, o radiodifusor deve garantir que sua marca esteja na maior quantidade possível de plataformas. “Você tem a chance de desenvolver sua rádio todos os dias porque você está mostrando um pouco da sua marca em cada conversa que é transmitida”, alertou.
Jeffries disse ainda que ouviu algumas rádios no Brasil e, apesar de não conhecer a língua portuguesa, não “escutou energia”. Segundo ele, o envolvimento é um dos segredos do sucesso da IHeart Media. A rádio deve saber claramente “quem ela é”, “o que ela está fazendo” e “o que ela está fazendo com a comunidade”.