O Brasil é o quinto país que mais investe em propaganda no mundo, segundo o anuário Mídia Dados 2013, estudo com informações demográficas, mercadológicas e comerciais do setor de mídia. O país investiu US$ 21,3 bilhões em 2012, montante que o classifica na mesma posição do ano de 2011, apesar de o valor ter sido elevado de US$ 18,9 bilhões para US$ 21,3 bilhões.
Os Estados Unidos continuam sendo os maiores investidores, com gastos de US$ 369,6 bilhões com o setor. Em seguida vem Japão (US$ 369,2 bilhões), China (US$ 36,1 bilhões), e Alemanha (US$ 25,6 bilhões).
Uma novidade em relação ao último ranking é o ingresso da Coreia do Sul no Top 10. Com investimentos de US$ 10,7 bilhões, tomou o lugar da Itália.
Atrás do Brasil, na sexta posição, está o Reino Unido (US$ 19,5 bilhões), seguido por França (US$ 13,5 bilhões), Austrália ( US$ 12,7 bilhões), Canadá (US$ 11,1 bilhões), e, por fim, Coréia do Sul (US$ 10,7 bilhões).
Em termos regionais, a América do Norte abocanha 35% do mercado publicitário mundial, mantendo-se em primeiro lugar em 2012. A Ásia se consolidou na segunda posição, com 28,2% no mesmo período. Já a America Latina ganhou pouco espaço na atividade, ampliando sua participação de 7,3% para 7,6% no ano passado, o que deixa o continente à frente da Europa Central e do Leste, da África e do Oriente Médio.
Segundo a pesquisa, em 2012, o investimento mundial em publicidade cresceu pouco mais de 3%, chegando a aproximadamente US$ 500 bilhões.
Assessoria de Comunicação da Abert com informações da ADnews