Brasil precisa do “PAC do conhecimento”, afirma deputado

sena_interno               Luiz Noé (PSB-RS)

Entrevista: Luiz Noé (PSB-RS)

Em seu primeiro mandato, o deputado federal Luiz Noé (PSB-RS) defenderá a criação de um PAC do conhecimento. O parlamentar, que atuará como titular da Comissão de Educação, se diz preocupado com os cortes realizados pelo governo federal no orçamento da educação e da ciência e tecnologia. “O Brasil ainda não saiu do patamar do trabalho para o do conhecimento”, afirma em entrevista à Abert. Luiz Noé visitou a sede da entidade na última terça-feira. A seguir, leia a entrevista.

1)      Qual a sua avaliação sobre o desempenho do governo na área da educação nos últimos oito anos?

É inegável o avanço da educação em todos os níveis, principalmente, no ensino superior e técnico. Em oito anos, tivemos mais de 270 mil vagas criadas nas universidades. Ampliar o acesso à educação superior ou técnico é fundamental para garantir a mão-de-obra qualificada necessária para sustentar ritmo de desenvolvimento econômico do país.

2)  Capacitar profissionais é um dos grandes desafios de qualquer país que quer crescer.

Verificamos que os países mais desenvolvidos são aqueles que investem no conhecimento e na pesquisa. Hoje, países como Índia e China aplicam decisivamente em educação, pesquisa e extensão. Ao contrário desses países, o Brasil ainda não saiu do patamar do trabalho para o do conhecimento. É preciso aumentar o investimento público, apostar em parcerias público-privadas, dar um choque de educação no país. A continuidade do nosso crescimento depende disso.

3) Como titular da Comissão de Educação, o senhor defenderá um PAC do conhecimento?

Vamos ter essa oportunidade na comissão de Educação e também na de Ciência e Tecnologia. Preocupam-me os cortes no orçamento nessas áreas. A redução de investimento em educação, inovação ou tecnologia tem efeitos desastrosos no futuro de um país. A sociedade precisa estar atenta para discutir os rumos da educação, para que as futuras gerações alcancem melhores condições de vida e o país um patamar mais elevado de desenvolvimento.