Os moradores do Distrito Federal, beneficiários de programas sociais, começaram a receber, na quinta-feira (2), o kit para acesso ao sinal digital de TV.
Com o kit, composto por antena e conversor digital, os beneficiários poderão continuar assistindo TV em seus aparelhos antigos após o desligamento do sinal analógico, previsto para o dia 26 de outubro em Brasília e em nove cidades do entorno do Distrito Federal.
Ao receber o conversor, técnicos explicam como montar a antena e fixá-la na parede e também como sintonizar os canais digitais.
No total, serão distribuídos 374 mil conversores. Desses, 160 mil são para beneficiários do Bolsa Família, que têm o recurso de interatividade, e 214 mil são para integrantes de um dos programas do Cadastro Único, que vão receber conversores mais simples.
Para agendar o recebimento dos equipamentos, os beneficiários podem acessar o site www.sejadigital.com.br, ou ligar gratuitamente para 147. É preciso apresentar o número NIS ou CPF. Em Brasília, são 12 pontos de retiradas e, nas cidades do entorno, oito pontos.
Quem não está incluído em um dos programas sociais do governo e recebe o sinal de TV aberta deverá comprar os equipamentos para passar a receber o sinal digital. Nos aparelhos de televisão mais modernos, não é preciso conversor, apenas uma antena.
O sinal analógico já foi desligado totalmente na cidade de Rio Verde (GO), escolhida como piloto para o processo de desligamento. O cronograma prevê que todas as cidades do país deverão receber apenas o sinal digital até dezembro de 2018.