O consórcio de veículos de imprensa responsável pela apuração de dados referentes ao novo coronavírus lançou, na sexta-feira (29), a campanha “Vacina Sim”. Diante da volta do crescimento no número de casos de COVID-19, o grupo formado pela TV Globo, G1, GloboNews, O GLOBO, Extra, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo e UOL decidiu fornecer informações verificadas sobre a doença e dar visibilidade à importância da vacina na imunização de milhões de brasileiros.
“Nos unimos para garantir que haveria números confiáveis sobre a pandemia e, agora, estamos juntos mais uma vez para vencer a desinformação e mostrar que a vacina é a única alternativa possível", afirma o diretor de conteúdo do UOL, Murilo Garavello.
“Não há saída para a pandemia fora da vacina. Mais uma vez, cabe ao jornalismo profissional divulgar esta informação vital”, ressalta o diretor de redação do jornal Folha de S.Paulo, Sergio Dávila.
“Como superar a pandemia sem saber aonde o vírus está chegando, com que força e alcance? O jornalismo profissional preencheu esta lacuna. A campanha de estímulo à vacinação inaugurada agora é um segundo passo natural para o consórcio. Veículos que concorrem entre si unidos para o bem coletivo. Motivar os brasileiros a buscarem a vacina”, explica Ricardo Villela, diretor de Jornalismo da Globo.
“Além de ser um passo crucial na contenção da Covid, a campanha é um basta às fake news, ao negacionismo, ao obscurantismo, e valoriza a informação, a ciência e a cidadania”, destaca o diretor de Jornalismo do Grupo Estado, João Caminoto.