Os moradores da Região Metropolitana de Goiânia (GO) estão cada vez mais perto de assistir apenas à TV digital. Para preparar a população, a campanha do desligamento do sinal analógico será lançada oficialmente em encontro que vai reunir a Associação Goiana de Emissoras de Rádio e Televisão (AGOERT), a ABERT e a Seja Digital (empresa responsável pelo desligamento da TV analógica no Brasil) nesta quarta-feira (15), na capital goiana.
Com o desligamento do sinal analógico previsto para o dia 31 de maio, as emissoras de televisão de Goiânia e de outras 28 cidades já estão veiculando alertas, tarjas e cartelas em sua programação. As iniciativas atendem às determinações da Portaria 378/2016 do Ministério das Comunicações, que prevê inserções para alertar a população sobre a mudança que está por vir.
O sinal digital gratuito, com melhor qualidade de som, imagem e sem chuviscos, já está disponível nas cidades que fazem parte da primeira fase do desligamento em Goiás.
Para não ficar sem a programação de TV aberta, a população precisa se preparar, com a instalação de conversor e antenas digitais nos aparelhos de televisão. As TVs de tela fina fabricadas a partir de 2012 já possuem conversor integrado e precisam apenas da antena externa para sintonizar os canais digitais.
Distribuição de kits
A Seja Digital vai distribuir gratuitamente kits digitais, com conversor, antena, cabos, controle e conectores, para 266 mil famílias beneficiárias de programas sociais do Governo Federal.
Para saber mais sobre a distribuição dos kits em Goiás e locais de retirada, ligue para 147 ou acesse www.sejadigital.com.br.
TV digital chega a São Paulo
Antes do desligamento do sinal analógico acontecer em Goiânia, será a vez São Paulo e mais 38 cidades assistirem apenas TV digital. O desligamento para os paulistas quase foi adiado, mas após a divulgação dos resultados da última pesquisa, foi mantido para o dia 29 de março.
A Seja Digital havia solicitado ao governo que adiasse o desligamento para 30 de agosto, por causa do atraso na entrega dos kits digitais. Mas a pesquisa do Ibope, divulgada na segunda-feira (30), superou as expectativas e revelou que 86% dos domicílios da capital paulista já estão aptos para receber o sinal digital. O número é próximo dos 90%, porcentagem mínima exigida para o desligamento acontecer.
De acordo com a empresa, 800 mil kits ainda faltarão ser entregues. Os atrasos na definição das especificações dos conversores dificultaram a entrega pelos fabricantes e a Seja Digital afirma que não terá equipamentos suficientes para atender as famílias.
Segundo o presidente da Seja Digital, Antonio Carlos Marteletto, mesmo que a distribuição dos kits não atinja 100%, o desligamento em São Paulo não será prejudicado. “Nós estamos atrasados na entrega dos kits em relação a Brasília, porém nossa meta é atingir pelo menos 50% das famílias cadastradas nos programas sociais do governo federal até o dia 29 de março”, disse Marteletto em entrevista à imprensa.
Serviço
Coletiva à imprensa - Goiânia
Data: 15/02/2017
Hora: 10h
Local: Salão de Eventos do Grupo Jaime Câmara sito à Rua Thomas Edson nº 400, Quadra 7, Setor Serrinha Goiânia - Goiás - CEP 748.351.30