O rádio é reconhecido pela Unesco como o veículo de comunicação de maior público do mundo. Na segunda-feira (13), foi comemorado o Dia Mundial do Rádio. A data, oficializada em 2012, lembra o marco de criação da Rádio das Nações Unidas, em 1946.
A história do rádio começou em 1863, com o surgimento da teoria da propagação de ondas eletromagnéticas, mas apenas em 1906 aconteceu a primeira transmissão radiofônica do mundo.
No Brasil, a primeira transmissão foi realizada no dia 7 de setembro de 1922, durante a inauguração da Exposição do Centenário da Independência. De acordo com Edgar Roquette-Pinto, considerado o pai do rádio brasileiro, a experiência não chamou atenção de muita gente.
“Creio que a causa principal foram os alto-falantes, instalados na exposição. Ouvindo discursos e músicas, reproduzidos no meio de um barulho infernal, era uma curiosidade, sem maiores consequências”, afirmou Roquette-Pinto.
Em 1923, o próprio Roquette-Pinto criou a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, primeira estação de rádio brasileira. A emissora foi doada ao governo em 1936 e transformada na Rádio MEC, gerida atualmente pela EBC.
O rádio tem a vantagem de chegar a comunidades remotas, além de ser fundamental em momentos de emergência e desastres naturais. Durante seus mais de 100 anos de existência, o rádio se modernizou, adotando novas formas tecnológicas.
*Com informações da EBC