Apaixonado por televisão, o cineasta e publicitário de Santo André (SP) Alceu Massini é dono de um acervo de mais de mil aparelhos antigos de TVs.
A coleção teve início em 1983, quando Massini encontrou na casa dos avós uma TV da marca Invictos do ano de 1956.
“Quando encontrei o aparelho não pensei duas vezes em tentar restaurá-lo. Consegui fazer a TV funcionar e de lá até hoje fui adquirindo televisões antigas, e com muito estudo e pesquisa, fui restaurando todas elas”, contou Alceu Massini, considerado pioneiro em coleção de televisores no Brasil.
Com o final do sinal analógico em São Paulo, no dia 29 de março, o colecionador adquiriu um conversor digital para que os aparelhos mais antigos possam continuar em atividade, captando o sinal da TV aberta.
“Eu comprei um conversor RF (universal) e levei o novo sinal, limpo e sem ruídos, às minhas televisões antigas. No galpão onde conservo os aparelhos estou vendo o sinal digital em uma TV de 1972”, disse Massini que forneceu diversos aparelhos de TV para a decoração da Sala São Paulo, espaço para concertos sinfônicos na capital paulista.
Apesar de ser aficionado por televisões antigas, Alceu Massini comemorou a chegada do sinal digital de TV “Faz parte da evolução, um dia iria acontecer e merecemos uma qualidade de imagem que o sinal digital nos proporciona”, concluiu.