Os 90 anos de uma das principais emissoras de rádio do país, a Rádio Gaúcha, foram celebrados nesta quarta-feira (5), na Câmara dos Deputados, em Brasília. A credibilidade e o compromisso do jornalismo com a verdade foram destacados durante a homenagem.
“A Rádio Gaúcha nasceu no dia 8 de fevereiro de 1927 e desde então tem a credibilidade e a inovação como uma das suas principais marcas” disse o deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), um dos autores do requerimento que propôs a homenagem à emissora.
A cerimônia contou com a participação de deputados e senadores do Rio Grande do Sul, do presidente da ABERT, Paulo Tonet Camargo, e de representantes de diversas áreas do setor de comunicação
O vice-presidente editorial do Grupo RBS, do qual a Rádio Gaúcha faz parte, Marcelo Rech, agradeceu as homenagens e destacou que a credibilidade e o pioneirismo da emissora nessas nove décadas garantem à emissora a liderança na audiência em todo o estado.
“Consideramos a Rádio Gaúcha um fenômeno, pois ela consegue ser líder de audiência mesmo sendo uma emissora focada no esporte e no jornalismo. Em outros locais são as rádios musicais que lideram a audiência. Essa diferença certamente está ligada à nossa credibilidade, interatividade, inovação e principalmente no diálogo próximo e transparente que temos com os nossos ouvintes”, disse.
A Rádio Gaúcha faz parte da Rede Gaúcha SAT, que detém mais de 160 emissoras de rádio espalhadas pelo Rio Grande do Sul e em outros estados. Essa distribuição de conteúdo para tantos locais foi ressaltada por diversos deputados.
O deputado Afonso Motta (PDT-RS) destacou o orgulho do povo gaúcho em ter uma emissora de rádio tão especial. “A rádio é um ativo do povo do Rio Grande. Ela é um patrimônio dos nossos cidadãos, ela se mostra forte, atual, criativa e sabe ouvir e falar com a sociedade”, disse.
O deputado João Derly (Rede-RS), também propositor da cerimônia, exaltou a capacidade da emissora em se adaptar às novas tecnologias. “A Gaúcha soube se reinventar e acompanhar a modernidade. Hoje é possível ouvi-la em qualquer lugar do mundo por meio dos dispositivos eletrônicos”, disse.