As plataformas digitais e a concorrência com empresas de tecnologia foram foco do debate do seminário “Convergência Tecnológica e Concorrência”, promovido pelo Instituto Brasileiro de Direito Público (IDP), com apoio da ABERT, na quinta-feira (29), em Brasília.
O conselheiro da ABERT, Marcelo Bechara, participou do painel “Convergência Tecnológica e Competição”, que discutiu o papel das grandes empresas de tecnologia. De acordo com Bechara, as chamadas "big techs", que hoje faturam com publicidade, deveriam ser consideradas empresas de mídia. Ele ainda ressaltou que, para solucionar os problemas da convergência digital, é preciso intervenção antitruste e regulação setorial.
“É preciso ter mais rigor nas fusões e aquisições das grandes empresas de tecnologia. Os dados são a principal moeda dessas empresas”, afirmou Bechara.
O superintendente de Competição da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Abraão Albino, destacou que o tema ainda será foco de amplos debates nos próximos anos.
“Os próximos dez anos de discussão vão ser pautados em achar soluções, pois a quantidade de erros que podem acontecer, principalmente com o 5G, é muito grande”, disse Abraão.
O painel "Temas atuais de defesa da concorrência e proteção de dados na economia digital" contou com a participação de estudantes, advogados, empresários e profissionais de radiodifusão.