O 9º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, promovido pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), será realizado na Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo, entre os dias 24 e 26 de julho. As inscrições são feitas pelo site www.abraji.org.br/congresso. O evento tem o apoio da Abert.
O congresso contará com mais de 100 painéis e cursos que irão debater temas como cobertura eleitoral, meio-ambiente, corrupção, crime organizado, acesso a informações públicas, esportes, mobilidade, jornalismo de dados, técnicas de reportagem e redação, entre outros.
Aron Pilhofer, editor executivo de meios digitais do Guardian, ministrará uma sessão especial , intitulada “Estratégias digitais para um futuro do jornalismo”. A sessão será um debate sobre as estratégias digitais adotadas pelos meios jornalísticos no mundo e que impacto têm, em termos de conteúdo e audiência. Além do papel do jornalismo de dados nessas estratégias e como ele é e será feito.
As dificuldades na realização de investigação jornalística em veículos locais será tema do painel “Jornalismo investigativo na imprensa local”. Fabio Oliva, editor da “Folha do Norte” de Januária (Minas Gerais), e Cristiano Pavini, que atua como repórter do jornal “A Cidade”, de Ribeirão Preto (SP), falarão sobre os aspectos políticos, financeiros e editoriais do jornalismo investigativo fora das capitais do país.
Já no painel “A arte da entrevista” , Roberto D’Ávila, da Globonews e Fernando Rodrigues, que hoje mantém a página de entrevistas Poder e Política, na Folha no UOL, vão abordar sobre técnicas para fazer entrevistas renderem boas histórias e manchetes.
Com informações da Abraji