O Ministério das Comunicações vai instalar no próximo mês um conselho consultivo para auxiliar o governo a tomar decisões sobre a transição do rádio analógico para o digital. O grupo será composto por representantes do órgão, do setor de radiodifusão e da indústria.
De acordo com o secretário de Comunicação Eletrônica, Genildo Lins, o objetivo do comitê é estudar as medidas que melhor atendam aos setores envolvidos na escolha da tecnologia digital e, posteriormente, no processo de transição. A migração do rádio AM para os canais 5 e 6 de televisão e a abertura de linhas de financiamento para o rádio são assuntos que possivelmente serão tratados no comitê, de acordo com o secretário.
“Queremos ouvir todos os interessados na digitalização do rádio, saber quais são os seus anseios e as suas preocupações, para tentar tomar a melhor decisão possível. Nós, Estado, queremos ouvir a radiodifusão”, afirmou Lins.
Segundo ele, é provável que o comitê seja dividido em subgrupos de rádio comercial, pública e comunitária, devido às realidades distintas de cada serviço. Lins disse que o modelo de rádio digital deve ser definido em setembro deste ano. A afirmação foi dada durante o 26º Congresso Brasileiro de Rádiodifusão na semana passada.
Ainda em junho, de acordo com ele, serão finalizados os testes com as tecnologias DRM e HD, os dois sistemas que se apresentaram ao governo. Lins afirma que qualquer sistema escolhido deve manter a atual cobertura do serviço executado.
Assessoria de Comunicação da Abert