Às vésperas do fórum “O papel da Mídia Brasileira na Era da Pós-Verdade”, que vai discutir a credibilidade do jornalismo profissional e a proliferação de notícias falsas, o presidente da Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER), Fábio Gallo, destacou o protagonismo da mídia clássica e das empresas de comunicação neste cenário.
“É uma oportunidade para as organizações que prestam um serviço ético, crível e essencial, despertarem na sociedade a consciência sobre a credibilidade da notícia e os processos que envolvem a apuração com rigor editorial”, afirma Gallo.
Na próxima terça-feira (4), quando a ANER promove o fórum em São Paulo, estará em discussão o crescimento das ferramentas online de propagação das notícias falsas, como as redes sociais e a quantidade de fontes alternativas. “As fake news sempre existiram, mas hoje, com o alcance e força da internet, ganharam proporções alarmantes. É difícil até mensurar e identificar”, ressalta.
A "pós-verdade" foi eleita em 2016 a palavra do ano, pela invasão e disseminação de notícias sem apuração, ou responsabilidade com a veracidade do fato, e que foram reproduzidas instantaneamente na internet. No Brasil, um episódio repleto de notícias falsas com destaque nas redes sociais foi a causa da morte do então ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavaski. “Neste caso e em tantos outros, há uma predileção por versões de boatos a fatos, com sérias consequências à sociedade”, explica Gallo.
Os presidentes da ABERT, Paulo Tonet Camargo, da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Marcelo Rech, da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI), Thiago Herdy e do Instituto Palavra Aberta, Patrícia Blanco, participarão do fórum.
Serviço
Data: 04/04/2017
Horário: 8h15 às 12h30
Local: Hotel Tivoli / Mofarrej, Alameda Santos, 1.437, Cerqueira Cesar, São Paulo/SP
Inscrições: (11) 3030-9390 ou http://aner.org.br/o-papel-da-midia-brasileira-na-era-da-pos-verdade/