“Preocupe-se com o fluxo de caixa futuro da sua rádio, é isto que determina o valor que ela tem”, enfatizou repetidas vezes o professor universitário e PhD em Gestão Empresarial, Luis Roberto Antonik, para os mais 1,2 mil radiodifusores que participaram do curso de ensino a distância (EaD) “Quanto vale a sua rádio?”, na quarta-feira (20).
Promovido pela ABERT em parceria com a Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP), o curso online apresentou exemplos de empresas como Disney, Netflix, Mercadorama e Walmart, referências na valorização de um negócio. “Qualquer empresa vale pelo fluxo de caixa que ela é capaz de gerar por mês, não por aquilo que ela fez no passado. Aí é que está a grande sacada do negócio. Esqueça o lucro. O lucro é uma decorrência, se ele for seu, ele vem “, disse.
Conhecer a percepção do mercado sobre o valor da rádio é um recurso capaz de trazer publicidade e renda para a emissora, por isso, Antonik exemplificou o caminho que o radiodifusor deve seguir para aumentar o potencial valor da emissora.
“Primeiramente, projete o fluxo de caixa para 8 anos. Faça ajustes para transformar o lucro líquido em caixa. Traga todas as informações para o presente. Preocupe-se com o negócio em si e não com o lucro. O que é capaz de criar valor é pensar constantemente em qual será o valor futuro da rádio”, explicou.