O curso de ensino a distância (EaD) “Como adaptar a sua empresa ao eSocial?”, organizado pela ABERT em parceria com a Associação de Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP), teve a participação de cerca de 1,1 mil profissionais de rádio e TV. Ao ministrar o EaD gratuito, na quinta-feira (12), o consultor Leandro Lunardi respondeu às dúvidas dos participantes sobre o sistema de coleta de informações e prestação de contas do governo federal.
O eSocial existe desde 2014, mas somente este ano começou a recolher os dados das empresas. O sistema reunirá em uma única plataforma dados que antes eram enviados individualmente para a Receita Federal, Previdência Social, Ministério do Trabalho, Caixa Econômica Federal e Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Segundo Lunardi, o eSocial é um ganho para a população. “No futuro, não precisaremos ficar correndo atrás de documentação para conseguir a aposentadoria, por exemplo. Será rápido, porque o governo terá todas as informações no sistema. A aposentadoria sairá na mesma hora”, diz.
Para pequenas e médias empresas, - aquelas que faturam anualmente até R$ 4,8 milhões – e microempreendedores individuais, a primeira etapa de informações deverá ser enviada ao sistema na próxima segunda-feira (16).
Para Lunardi, de início, o eSocial parecerá trabalhoso, mas, a médio prazo, facilitará a vida das empresas e de seus funcionários. “É questão de aprender a usar o sistema. O eSocial é um facebook tributário empresarial que compartilha informação com os órgãos. Eles nos monitorarão mensalmente por um bem maior, que é combater a sonegação trabalhista e previdenciária”, afirma ele.