O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Ayres Britto, o jornalista Caco Barcellos, o professor do Insper Fernando Schuler e o deputado Miro Teixeira (Rede/RJ) vão receber o Troféu Liberdade de Imprensa & Democracia pela atuação em defesa da liberdade de imprensa e de um jornalismo independente.
A homenagem será no dia 3 de maio, em Brasília, durante a 9ª edição do Fórum Liberdade de Imprensa e Democracia, promovido pelo Portal Imprensa.
Além da cerimônia de entrega do troféu, o fórum debaterá o resultado da pesquisa realizada pela Revista Imprensa sobre a percepção dos jornalistas brasileiros quanto ao grau de liberdade nas redações e publicações de matérias e no exercício da profissão.
A presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, participará da abertura com a palestra “O foro privilegiado e o contraditório da igualdade dos direitos da cidadania”.
Já confirmaram presença nos debates o colunista do Correio Braziliense Luiz Carlos Azevedo, o presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ) Marcelo Rech, a jornalista da empresa Fran6 Pesquisa Adélia Franceschini e o jornalista independente Mauri Köning.
O fórum tem o patrocínio do Grupo Globo e apoio da ABERT, ABI, Abraji, Aner, ANJ, Fenaj, Instituto Palavra Aberta e dos portais Jota e Agência Radioweb.