O deputado Fábio Sousa (PSDB-GO) foi eleito, na quarta-feira (4), o novo presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara. Na primeira reunião da CCT, o parlamentar ressaltou que a liberdade de imprensa é de extrema importância e que jamais deve ser combatida.
“Para mim, regular a mídia é o uso do controle remoto, é pai desligando a televisão em programas não apropriados para seus filhos, é você decidindo o que vai assistir”.
Ele afirmou ainda que dará ênfase ao debate sobre internet banda larga. "A internet de outros países, como da Argentina e do Chile, é muito melhor que a nossa. Alguma coisa está errada, até porque ninguém vive sem internet" ressaltou.
Já no Senado, o presidente eleito da Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT), Cristovam Buarque (PDT-DF), disse que vai priorizar a promoção da competitividade brasileira por meio do avanço em ciência e tecnologia. Cristovam propôs convidar os ministros da Educação, Cid Gomes, e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, bem como representantes das universidades e da indústria para discutir a melhor maneira de construir um sistema de inovação tecnológica e conhecimento.
Outras comissões também já definiram os presidentes. Na Câmara, o deputado Félix Mendonça Junior (PDT-BA) comandará a Comissão de Cultura; Saraiva Felipe (PMDB-MG), a Comissão de Educação; Arthur Lira (PP-PI), a Comissão de Constituição e Justiça.
No Senado, Paulo Paim (PT/RS) está à frente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH); Romário (PSB-RJ) preside a Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE); Ana Amélia (PP-RS) dirige a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA).