Um estudo realizado pela Universidade de Columbia, em 2009, mostrou que a fusão dos veículos de imprensa nos Estados Unidos como conseqüência da crise econômica, comprometeu o papel do jornalismo como instrumento de investigação. Segundo Eugênio Bucci, a constatação da pesquisa fere o que é considerado por muitos como um dos pilares da democracia americana: a imprensa local.
Esse tipo de problemática não é vivenciada no Brasil. Não porque a imprensa brasileira não enfrente problemas econômicos, mas sim porque ela nunca teve condições de ser realmente livre. Outro problema apontado pelo jornalista como um obstáculo à independência é o alto grau de publicidade de empresas públicas. “Em algumas regiões essa fatia é majoritária. Como falar em jornalismo investigativo diante desse quadro?”
Para Bucci uma real transparência da imprensa exige que o público tenha acesso à forma como o jornal se mantém economicamente, quais são os procedimentos usados nas reportagens e quais são os métodos utilizados. “Isso não seria importante para fortalecer o vínculo entre a imprensa e o seu público?”, questionou.
Fonte e foto > Instituto Millenium