Notícias

    Dependência de publicidade oficial é obstáculo ao jornalismo investigativo

    buccipng.pngEugênio Bucci

    Um estudo realizado pela Universidade de Columbia, em 2009, mostrou que a fusão dos veículos de imprensa nos Estados Unidos como conseqüência da crise econômica, comprometeu o papel do jornalismo como instrumento de investigação. Segundo Eugênio Bucci, a constatação da pesquisa fere o que é considerado por muitos como um dos pilares da democracia americana: a imprensa local.

    Esse tipo de problemática não é vivenciada no Brasil.  Não porque a imprensa brasileira não enfrente problemas econômicos, mas sim porque ela nunca teve condições de ser realmente livre.  Outro problema apontado pelo jornalista como um obstáculo à independência é o alto grau de publicidade de empresas públicas. “Em algumas regiões essa fatia é majoritária. Como falar em jornalismo investigativo diante desse quadro?”

     Para Bucci uma real transparência da imprensa exige que o público tenha acesso à forma como o jornal se mantém economicamente, quais são os procedimentos usados nas reportagens e quais são os métodos utilizados.  “Isso não seria importante para fortalecer o vínculo entre a imprensa e o seu público?”, questionou.

    Fonte e foto > Instituto Millenium

     

      SAF Sul Qd 02 Ed Via Esplanada Sl 101 Bl D Brasília - DF CEP:70.070-600

      Email: abert@abert.org.br

      Telefone: (61) 2104-4600

      Telefone: 08009402104

    Image
    Assuntos Legais e Regulatórios
    Image
    Tecnologia
    Image
    Comunicação
    Image
    Parlamentar

    Buscar