Em sessão solene realizada na terça-feira (14), a Câmara dos Deputados homenageou os 50 anos da Rede Globo. A solenidade contou com a presença de parlamentares, artistas e do vice-presidente institucional do Grupo Globo, João Roberto Marinho.
O padrão de qualidade e a defesa da liberdade de imprensa promovida pelo Grupo Globo foram destacados nos discursos em Plenário.
Para o autor do requerimento, Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), a homenagem celebra o “talento, criatividade e capacidade de inovar e requinte técnico proposto a cada dia” pela emissora.
Já o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), destacou a responsabilidade social da Rede Globo e o “espírito visionário” do jornalista Roberto Marinho, transformando a emissora em referência internacional pela qualidade técnica de suas produções artísticas e jornalísticas.
O líder do DEM, Mendonça Filho (PE), também destacou o padrão de qualidade da TV Globo e disse que qualquer tentativa de controle da imprensa será rechaçada pelo Congresso. Em discurso, João Roberto Marinho falou sobre a missão da empresa, o alcance do conteúdo produzido e a defesa constante da democracia promovida pela emissora.
“É com o povo brasileiro que nos relacionamos todos os dias, desde que meu pai, Roberto Marinho, fundou a Globo. É um contato cotidiano em que buscamos oferecer ao público diversão e informação de qualidade. É esse todo o nosso esforço, todos os dias, todos os minutos do dia. É a nossa missão”.
E concluiu: “O que a Globo defende, de forma enfática, e sempre defenderá, é a democracia, a república, o império da lei e do voto, do qual os senhores e as senhoras são expressão