Durante a cobertura do resultado da eleição para presidente dos Estados Unidos, em 9 de novembro, quase 35 milhões de brasileiros consumiram ao menos um minuto de jornalismo. A pesquisa da Kantar IBOPE Media, realizada em 15 regiões metropolitanas brasileiras, aponta que as pessoas mais impactadas foram as mulheres (56%), em seguida, os adultos entre 25 e 59 anos (55%).
Na análise domiciliar, mais de 20 milhões de lares brasileiros acompanharam os programas jornalísticos na TV, sendo 49% da classe C e 34% da classe AB. Os flashes exibidos pelos canais durante a madrugada também tiveram resultados expressivos: mais de dois milhões de pessoas foram impactadas, sendo 53% da classe C e 25% da classe A. 43% dos telespectadores tinham até 34 anos.
De acordo com a pesquisa, no dia do resultado, a audiência de programas do gênero jornalístico registrou aumento de 5% em comparação com a quarta-feira anterior (2). Os dados levam em consideração os canais de TV aberta e paga nas 15 cidades monitoradas pela empresa no Brasil.