No último fim de semana (5 e 6), o SENAI de Taguatinga (DF) recebeu cerca de 7,5 mil pessoas no Feirão Digital. A ação organizada pela TV Globo, SBT e Band, em parceria com o SENAI a Seja Digital, empresa responsável pela digitalização no país, mobilizou alunos voluntários, engenheiros, técnicos, representantes do comércio na orientação à população sobre o fim do sinal analógico em Brasília e no entorno do Distrito Federal.
Na próxima quinta-feira (17), o sinal analógico deixará de ser transmitido no DF e a população assistirá à programação da TV aberta com o sinal totalmente digital, mais limpo, nítido, sem chuviscos e interferências.
Para Janaína Braga, diretora do SENAI Taguatinga, “abrir o SENAI é sempre um grande prazer (...) e poder contar com a nossa Patrulha Digital, alunos e professores para esclarecer a população, isso é muito importante”, disse.
A assistente social da Casa Santo André, Juma Santos, levou dezenas de moradores de ruas para retirar o kit digital. “Hoje eu trouxe essas pessoas que vivem nas ruas para pegar o seu kit e entrar para a nova era. Morador de rua também se atualiza”, comentou Juma.
A coordenadora de eventos da RPC, afiliada na TV Globo no Paraná, Marina dos Santos, acompanhou a ação. O Objetivo é levar a experiência do DF para o Paraná. “Viemos fazer um intercâmbio, pois essa troca de informação é muito importante. Em Curitiba nós já começamos o processo de desligamento, com o aulão da Patrulha Digital”, destacou.
Para o diretor de Uso e Planejamento do Espectro da ABERT, Paulo Ricardo Balduíno, “existe um esforço muito grande de todos os envolvidos nesse processo, principalmente das emissoras”.
Já a assessora de Relações Institucionais do SBT, Juliana Noronha, considera muito importante que as pessoas se informem sobre o desligamento para não ficarem sem acesso às notícias, serviços e entretenimento gratuitos oferecidos pela TV aberta.
Durante o evento, as pessoas tiraram dúvidas sobre a instalação do conversor, o apontamento correta da antena e a sintonização dos canais.
As 75 mil famílias beneficiárias de programas sociais do governo que ainda não retiraram os kits digitais gratuitos devem agendar a retirada o mais rápido possível pelo telefone 147, ou pelo site www.sejadigital.com.br
Programas sociais:
Bolsa Família;
Minha Casa, Minha Vida;
Bolsa Verde – Programa de Apoio à Conservação Ambiental;
Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI;
Fomento – Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais
Carteira do Idoso;
Aposentadoria para pessoa de baixa renda;
Programa Brasil Carinhoso;
Programa de Cisternas;
Telefone Popular;
Carta Social;
Pro Jovem Adolescente;
Tarifa Social de Energia Elétrica;
Passe Livre para pessoas com deficiência e
Isenção de Taxas em Concursos Públicos