Em ação judicial protocolada na quinta-feira (24), as emissoras de rádio e televisão da Espanha acusam a Meta, proprietária do WhatsApp, Instagram e Facebook, de violar o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) e obter vantagem ilícita no mercado de publicidade online entre 2018 e 2023.
As autoras do processo – Uteca (União de Televisões em Aberto) e AERC Radio Value (Associação Espanhola de Rádio), que representam as principais emissoras de radiodifusão do país – pedem uma indenização de 160 milhões de euros (aproximadamente R$ 988,22 milhões). O valor corresponde ao prejuízo causado pela Meta às emissoras pelo uso de dados de suas plataformas para vendas personalizadas.
A iniciativa é mais um passo em busca de reparação e medidas que assegurem uma concorrência mais justa no setor publicitário espanhol.
Durante seminário realizado pela ABERT em Madri (Espanha), em dezembro do ano passado, representantes das emissoras espanholas defenderam “uma aliança público-privada entre empresas de comunicação e profissionais que comecem a fazer frente, como uma coalizão internacional, e coloquem limites legais aos abusos que ocorrem no mundo da comunicação por parte das big techs”.