Durante visita à sede da ABERT na quarta-feira (30), em Brasília, o ministro chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, falou sobre os preparativos para a Cúpula do G20 Social, que será realizada de 14 a 16 de novembro no Rio de Janeiro (RJ). A iniciativa, promovida pelo Brasil, que está na presidência interina do Fórum G20, antecederá o encontro de chefes de Estado das 20 maiores economias do mundo, marcado para os dias 18 e 19 de novembro, também na capital carioca.
Recebido pelo presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, pelo diretor geral, Cristiano Lobato Flôres, e por representantes das principais emissoras de rádio e TV do país, Márcio Macêdo destacou as ações do G20 Social, divididas em três temas: enfrentamento à pobreza, desigualdade e fome; enfrentamento às emergências climáticas e nova governança global.
“O G20 Social é uma iniciativa inédita, idealizada para que povos de diferentes nações possam dar suas opiniões e registrar sugestões na proposta que será avaliada pela cúpula dos chefes de Estado. O desafio é enorme e queremos abrir espaço para todos, garantindo a pluralidade de pensamento. Se der certo, e vai dar, nunca mais o G20 acontecerá sem a presença do povo”, afirmou.
De acordo com Macêdo, a África do Sul, próximo país a assumir a presidência interina do G20, já anunciou que dará continuidade à experiência brasileira.
O combate à desinformação, a importância do jornalismo profissional para a democracia e os projetos do governo voltados para o desenvolvimento do país também estiveram na pauta do encontro.
O ministro também falou ao ABERT Entrevista. Confira, clicando aqui.
Foto: @graccho / SGPR