Presidentes de associações estaduais de radiodifusão e empresários de rádio e TV participaram, durante dois dias, do curso internacional de curta duração sobre a Transformação Digital na Mídia, promovido pelo ISE Business School e a conceituada Faculdade de Comunicação da Universidade de Navarra, em Madri, na Espanha.
O programa, voltado para gestão de empresas de mídia, com debates sobre o futuro da indústria de mídia e foco no papel da liderança como vetor fundamental para a necessidade de inovar no modelo de negócio e de gerar audiência, teve a participação de conceituados professores da Universidade de Navarra e convidados.
Para o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, o resultado foi bastante positivo.
“Um curso compacto que traz reflexões sobre as mudanças digitais na indústria de mídia e ajuda os gestores a traçar estratégias empresariais na tomada de decisões”, avalia.
Já o diretor de Relações Institucionais da Rede Amazônica, Phelippe Daou Neto, destacou os casos apresentados no curso.
"Temos, por exemplo, o conglomerado de mídia sueco Bonnier, que apostou na mudança digital, investiu e deu certo. Um modelo que se aplica à realidade", afirma.
O curso foi mais uma iniciativa da ABERT para os participantes do 1º Seminario Ibero-Brasileño de Radio y Televisíón, que acontecerá na próxima segunda-feira (4), de 10h às 14h30, na Casa de América, na capital espanhola.
Profissionais do rádio, TV, empresários do setor de comunicação, autoridades políticas e personalidades da radiodifusão dos dois países já estão em Madri para os debates sobre a necessidade de regras simétricas entre as gigantes de tecnologia e a radiodifusão, a regulamentação da remuneração pelo uso do conteúdo jornalístico pelas plataformas digitais e a chegada da Inteligência Artificial.
O encontro internacional da ABERT terá transmissão ao vivo pelo YouTube da ABERT.