Notícias

    “Entrevista online” é nova ferramenta para pesquisa de audiência

    Uma mudança na aferição dos ouvintes do rádio promete mudar as pesquisas de audiência e, até mesmo, as colocações das emissoras nos rankings. A entrevista via online agora é usada como uma nova forma de avaliação. Implementada pela Kantar Ibope Media, a internet se junta às pesquisas feitas pelo telefone fixo para ampliar o alcance dos estudos.

    A novidade soluciona alguns problemas. Antes, a aferição da audiência era prejudicada pelas pessoas que não costumavam estar em casa ao longo do dia ou não utilizavam telefone fixo. A internet alcança o entrevistado onde ele estiver, por meio de um laptop ou tablet, por exemplo.

    Empregada pela primeira vez em janeiro, a nova abordagem impactou os resultados entre novembro/2015 e janeiro/2016 em cerca de 33%. A partir de abril, com os resultados da pesquisa de janeiro a março, o resultado deve ser influenciado em 100%, segundo o Ibope.

    A expectativa é de que o universo dos ouvintes de rádio aumente em torno de 25% nas principais cidades brasileiras. A nova medição já resultou em avanços nas médias de audiência do offline (AM/FM) e do online (streaming).

      SAF Sul Qd 02 Ed Via Esplanada Sl 101 Bl D Brasília - DF CEP:70.070-600

      Email: abert@abert.org.br

      Telefone: (61) 2104-4600

      Telefone: 08009402104

    Image
    Assuntos Legais e Regulatórios
    Image
    Tecnologia
    Image
    Comunicação
    Image
    Parlamentar

    Buscar