Uma mudança na aferição dos ouvintes do rádio promete mudar as pesquisas de audiência e, até mesmo, as colocações das emissoras nos rankings. A entrevista via online agora é usada como uma nova forma de avaliação. Implementada pela Kantar Ibope Media, a internet se junta às pesquisas feitas pelo telefone fixo para ampliar o alcance dos estudos.
A novidade soluciona alguns problemas. Antes, a aferição da audiência era prejudicada pelas pessoas que não costumavam estar em casa ao longo do dia ou não utilizavam telefone fixo. A internet alcança o entrevistado onde ele estiver, por meio de um laptop ou tablet, por exemplo.
Empregada pela primeira vez em janeiro, a nova abordagem impactou os resultados entre novembro/2015 e janeiro/2016 em cerca de 33%. A partir de abril, com os resultados da pesquisa de janeiro a março, o resultado deve ser influenciado em 100%, segundo o Ibope.
A expectativa é de que o universo dos ouvintes de rádio aumente em torno de 25% nas principais cidades brasileiras. A nova medição já resultou em avanços nas médias de audiência do offline (AM/FM) e do online (streaming).