Brasília recebeu, na segunda-feira (2), a primeira antena de TV 3.0 da cidade. O içamento na Torre de TV, no centro da capital, foi acompanhado por representantes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Seja Digital e Ministério das Comunicações (MCom). O diretor de Tecnologia da ABERT, Luiz Carlos Abrahão, participou da cerimônia. Fruto do projeto do Grupo de Implantação da TV Digital (Gired), que conta com a participação da ABERT, a estação-teste fará a transmissão das programações da TV Câmara e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) em caráter experimental.
Representando o MCom, o diretor do Departamento de Radiodifusão, Nelson Alves Pinto Neto, destacou que os primeiros sinais devem ser transmitidos no início de março.
“Hoje é um marco na história da televisão brasileira. Assim como vivemos a transição da TV analógica para a digital, agora estamos entrando na era da TV 3.0, com uma integração profunda entre a TV aberta e a internet, que vai transformar a forma como o brasileiro assiste à televisão”, afirmou Nelson.
Durante o evento, o conselheiro-diretor da Anatel e presidente do Gired, Octávio Pieranti, ressaltou que a estação representa a transição entre a fase de testes e a futura operação comercial.
“A partir dessa estação, a EBC e a Câmara dos Deputados começam a transmitir a programação da Rede Nacional de Comunicação Pública e da Rede Legislativa em caráter experimental. Essas estações-teste depois serão incorporadas a um sistema de transmissão comercial, diário, quando a TV 3.0 for oficialmente inaugurada no Brasil”, afirmou.
Gerente da Seja Digital, empresa responsável pela implantação da TV digital no país, William Zambelli enfatizou que a TV 3.0 representa a maior evolução da televisão aberta desde a digitalização.

