O poder do rádio é uma das principais apostas para o mercado de comunicação no próximo ano. Esta é a expectativa publicada no relatório "Previsões e Tendências de Mídia em 2020”, produzido pela empresa de dados, consultoria e insights Kantar. O documento aponta os rumos da comunicação e do consumo no mercado global.
A representante da Kantar na América do Norte, Heather O’shea, foi quem destacou o meio como investimento de sucesso em 2020. Em seu texto, ela cita as palavras “reinvenção”, “nicho” e digitalização”.
Fenômeno presente em toda a sociedade, o universo digital permitiu ao rádio alcançar diversas plataformas, entre elas, as redes sociais. Essa entrada no mundo online alimentou uma maior diversificação da indústria e, consequentemente, reforçou a vocação radiofônica de espaço eficiente para a publicidade.
Segundo O’shea, “o rádio continuará a se modernizar de uma maneira que ajude as marcas a alcançar novos públicos, reforçando sua posição como um meio de publicidade relevante e confiável", destacou. A pesquisa aposta ainda no crescimento dos podcasts e diz que essa modalidade abrirá um novo filão para propagandas em formato de áudio.
Outro estudo da Kantar, o Getting Media Right 2019, apontou que 63% dos profissionais de marketing pretendiam aumentar o investimento em anúncios para podcasts ao longo do próximo ano.
A íntegra do estudo está disponível no link: http://www.millwardbrown.com/DigitalPredictions/2020/index.html