Depois de lançar Comunicadores S.A. em São Paulo (SP), o professor e escritor Fernando Morgado apresentou seu livro ao público carioca. O lançamento, na Livraria Saraiva do Botafogo Praia Shopping, na terça-feira (10), reuniu dezenas de amigos, alunos e jornalistas. Estruturada em nove capítulos, a obra apresenta a trajetória de oito grandes comunicadores de rádio e televisão do país, sob a ótica da gestão comercial e empresarial de suas carreiras.
Morgado escolheu como critérios de seleção a longevidade da carreira e a relevância das atividades paralelas à TV. Após uma extensa pesquisa, selecionou oito nomes: Ana Maria Braga, Faustão, Gugu Liberato, Luciano do Valle, Luciano Huck, Ratinho, Raul Gil e Sílvio Santos.
Falecido após um acidente doméstico, no dia 22 de novembro, Gugu Liberato ganhou um capítulo especial. No relato, o apresentador teria valorizado as noites de sábado na TV, ampliado o espaço do jornalismo popular e também a veiculação de notícias nos finais de semana.
Também é atribuída a Gugu a fórmula que mistura jornalismo e entretenimento em um só programa. “Ele tinha uma visão completa do meio televisão. Era um grande artista, mas também um grande empresário. Tinha o talento de divulgar seu nome como marca”, destaca Morgado.
O capítulo de abertura analisa o modelo de radiodifusão adotado no país. Personagem retratado pelo autor em uma publicação anterior, Silvio Santos ganhou um anexo especial, com curiosidades e documentos raros que surgiram após a publicação dedicada a ele. Este é o terceiro livro publicado por Fernando Morgado.