O Instituto Palavra Aberta inaugurou nesta terça-feira, 7, em Brasília, na Câmara dos Deputados, a exposição 25 anos da Constituição Brasileira na ótica da Liberdade de Expressão. O acervo com painéis de pintura e colagem, vídeos, fotos, jornais e revistas abordam desde o período da censura até a promulgação da Constituição, em 1988. A iniciativa tem o apoio da Abert, ANJ, Aner e Abap.
A exposição permanece até o dia 23 de maio em Brasília e segue depois para São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, retornando à capital em outubro, mês em que a Constituição foi promulgada. A iniciativa abre as comemorações pelos 25 anos da Constituição do Instituto Palavra Aberta e das entidades do setor empresarial de comunicação que tem entre suas missões a defesa da liberdade de expressão.
A celebração pelos 25 anos da Constituição culminará com a realização da 8ª Conferência Legislativa sobre Liberdade de Expressão, no dia 14 de maio. A conferência reunirá jornalistas e representantes dos três Poderes da República para debater o tema.
A exposição é fruto de um trabalho de pesquisa realizada desde o início do ano pelo Instituto Palavra Aberta. As pinturas de telas têm autoria do artista plástico Walter Nomura, conhecido como Tinho. Na exposição, o artista explora o tema Palavra Livre. Com uma montagem de recortes de jornais e de desenhos feitos com spray, Tinho ilustra a censura e a liberdade de escolha da comunicação.
Assessoria de Comunicação da Abert