O advogado e ex-presidente do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), Gilberto Leifert, recebeu, na quinta-feira (25), o título de Presidente Emérito da entidade.
Durante a homenagem, em sessão plenária do Conselho de Ética, o atual presidente do Conar, Sergio Pompilio, elogiou a trajetória de Leifert ao longo de 40 anos dedicados às questões envolvendo a publicidade brasileira.
“Nesse intervalo de tempo vimos surgir na comunicação brasileira as emissoras de TV por assinatura, a internet e, mais recentemente, as redes sociais. A interação com os consumidores multiplicou-se, as práticas publicitárias foram reinventadas algumas vezes, muitas pressões da sociedade, em busca de uma publicidade mais inclusiva, exigiram uma ação ativa e determinada. À frente da entidade, Gilberto e sua equipe se desdobraram em corresponder a estes e outros tantos desafios, no campo da publicidade e no aperfeiçoamento das relações de consumo”, lembrou Pompilio.
“Foi uma longa trajetória, muitas batalhas, felizmente a maioria bem-sucedida, graças ao empenho dos que citei e de outros milhares que passaram pelo Conar, trabalhando voluntariamente pela autorregulamentação publicitária”, disse Leifert ao relembrar sua atuação na entidade.
Primeiro diretor-executivo do Conar, em 1980, Leifert foi responsável pela estruturação da entidade. Cinco anos depois, ocupou uma das diretorias da MPM, maior agência de publicidade do país à época. Retornou ao Conar em 1990, como membro do Conselho Superior, representando a ABERT. Integrou também a diretoria do Conar, condição que conservou até 1998, quando foi eleito presidente. Foi reeleito nove vezes. Em 2018, passou a integrar o Conselho Superior na qualidade de ex-presidente.