O futuro da mídia, impacto nos negócios e migração para a Banda Ku foram alguns dos temas abordados no SET Expo 2022, evento realizado entre os dias 22 e 25, em São Paulo (SP). Conselheiros e diretores da ABERT participaram dos painéis como palestrantes e moderadores, fomentaram os debates e prestigiaram a feira de produtos e negócios.
No painel “Como a transformação do consumo de mídia tem impactado nos negócios: é necessário insistir ou reinventar?”, o conselheiro da ABERT, Roberto Franco, falou sobre as transformações digitais e o que essas mudanças causarão nos próximos anos. “Estamos vivendo em um mundo em que tudo tem que ser reinventado todos os dias. Não é mais o mundo do ‘como fazer’, mas o do ‘por que fazer’”, afirmou.
Para Franco, que também foi moderador do debate “Tendências: o futuro da mídia”, o digital desafia o mercado. “O que nós fazemos? Entreter e informar as pessoas. O digital trouxe a oportunidade de falar com o público e escoar esses produtos, dando uma experiência muito mais encantadora para o telespectador. O rádio e a TV brasileira têm toda a condição de ingressar nesse mundo e ser parte relevante dele”, pontuou o conselheiro.
Questionado sobre o quão diferente será o nosso consumo de mídia no Brasil daqui a alguns anos, o diretor de Estratégia e Tecnologia da Globo, Raymundo Barros, frisou que é muito difícil fazer essa previsão: “O que a gente tem em vista é uma indústria que se transforma em uma velocidade cada vez maior. Estamos vivendo um momento de readequação da indústria.”
Mídia e tecnologia
Cerca de 150 expositores representaram mais de 400 marcas nacionais e internacionais na Feira de Tecnologia e Negócios de Mídia e Entretenimento da América Latina promovida pela SET (Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão) durante o evento. Empresas de radiodifusão, telecomunicações, audiovisual e mídia eletrônica apresentaram produtos relevantes para o mercado com o objetivo de prospectar novos clientes e informar as novidades do setor.