O Google anunciou, na terça-feira (12), a criação de um fundo para apoiar a produção de conteúdo jornalístico verificado sobre temas relacionados à COVID-19. A medida visa frear a veiculação de boatos e notícias falsas sobre a pandemia global e vai beneficiar veículos jornalísticos que se proponham a trabalhar na checagem de notícias e no combate à desinformação.
Segundo a gigante de tecnologia, o novo fundo receberá propostas de empresas de todos os tamanhos.
Para a inscrição de um projeto, é preciso produzir conteúdo original e relevante; ter um histórico comprovado no combate à desinformação e o reconhecimento do setor ou colaborar com organizações já reconhecidas na checagem de fatos. A seleção será feita por 14 especialistas em imunização e comunicação de todo o mundo.
O Google já havia criado o Fundo Aberto Contra a Desinformação de Vacinas COVID-19, que conta com mais de R$ 15 milhões em recursos para combater a desinformação sobre a elaboração de vacina contra o novo coronavírus. No momento, a iniciativa está em fase de seleção de projetos que ampliem o público de consumidores de fatos checados.