Notícias

    Governo deve escolher cidades de maior porte para antecipar o apagão analógico


    Durante um dos painéis de abertura da SET Centro-Oeste, na terça-feira, 16, o assessor do Ministério das Comunicações, Flávio Lenz, afirmou que até o fim deste ano o governo deve elaborar o plano de desligamento da TV analógica. De acordo com ele, o início dos testes em uma cidade piloto deve ser realizado ainda em 2013. 

    A versão preliminar do documento prevê o apagão definitivo a partir de 2015 em cerca de 1,6 mil cidades do país, incluindo Rio de Janeiro e São Paulo. Nas demais cidades, a transição pode ocorrer entre 2018 e 2020, afirmou.

    Desde 2011 o governo estuda experiências de outros países, entre eles, os Estados Unidos, França, Portugal, Espanha e Japão. Os Estados Unidos, por exemplo, optaram por desligar a TV analógica em um único dia.  Os cidadãos norte-americanos contaram com um serviço de call-center para atendimento ao consumidor e cupons subsidiados pelo governo para compra de conversores. Os radiodifusores puderam optar pelo desligamento antecipado devido aos altos custos de energia.

    Já no Japão, mesmo sem incentivos financeiros para compra de conversores ou TVs, esses aparelhos esgotaram rapidamente das prateleiras. Na Espanha e na França o apagão foi feito de forma escalonada em diferentes regiões.

    Uma preocupação do governo brasileiro com a transição no país tem relação com o desconhecimento da população brasileira acerca do desligamento. Segundo Flávio Lenz, pesquisa realizada pelo Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (Fórum SBTVD) demonstrou que 60% da população ainda não ouviu falar do desligamento da TV analógica.

    No Brasil,medidas para popularizar conversores de TV Digital entre as famílias mais pobres poderão ser tomadas. Dentro do grupo que assistirá a transição nos primeiros anos, 12,5 milhões fazem parte do Cadastro Único para Programas Sociais. Uma das possibilidades em estudo é a desoneração fiscal dos televisores, com isenção do governo, na indústria e no varejo. Outra opção seria usar o sistema de subsídios.

    Assessoria de Comunicação da Abert com informações de O Globo

      SAF Sul Qd 02 Ed Via Esplanada Sl 101 Bl D Brasília - DF CEP:70.070-600

      Email: abert@abert.org.br

      Telefone: (61) 2104-4600

      Telefone: 08009402104

    Image
    Assuntos Legais e Regulatórios
    Image
    Tecnologia
    Image
    Comunicação
    Image
    Parlamentar

    Buscar