Um homem foi preso no último final de semana suspeito de ser dono de uma rádio pirata na cidade de Adrianópolis, região metropolitana de Curitiba (PR).
A prisão foi feita por policiais civis após denúncias dos vizinhos, irritados com a interferência nos equipamentos eletrônicos causada pela rádio pirata.
Ao chegar ao local, os policiais comprovaram a denúncia e prenderam o suspeito em flagrante. O homem já havia sido denunciado pelo mesmo motivo. Mesmo com a rádio fechada, ele voltou a trabalhar no local.
O sinal da rádio pirata interferia na TV e nos celulares da região, segundo relato de moradores. O responsável vai responder pelo crime de desenvolver clandestinamente atividade de comunicação. Se condenado, pode pegar de dois a quatro anos de reclusão, além de multa no valor de R$ 10 mil.
Rádio pirata é crime. De acordo com a legislação, para ser executado, todo serviço de radiodifusão precisa antes ser outorgado pelo Ministério das Comunicações e depois autorizado a fazer o uso do espectro radioelétrico pela Anatel.
As rádios ilegais poluem o espectro e impedem ou reduzem a qualidade de áudio das emissoras legais.
Com informações do jornal Gazeta do Povo