O Instituto Palavra Aberta e o Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura da Universidade de São Paulo realizam nos dias 21 e 22 de maio, em São Paulo, o Seminário 2015: Liberdade de expressão e seus limites.
Especialistas, pesquisadores e acadêmicos vão discutir os limites da liberdade de expressão, tendo em vista o recente atentado à redação do periódico Charlie Hebdo.
Ao todo o evento terá três mesas redondas. Em 2015: Liberdade de Expressão e seus limites – Suis-je Charlie Hebdo?, participarão a mestre em História Social Beatriz Kushinir, o jornalista Eugênio Bucci e o professor de Ética e Filosofia Política, Renato Janine.
O desafio da defesa cotidiana da Liberdade de Expressão contará com as reflexões do advogado e professor de Direito, Gustavo Binenbojm, do cientista político Fernando Schüler e do diretor de Conteúdo do Grupo Estado, Ricardo Gandour.
Já o tema Liberdade de Expressão: polêmicas, conflitos, intolerância e pluralidade, será debatido pelos historiadores Elias Thomé Saliba e Maria Luiza Tucci Carneiro, e pelo procurador Regional da República do Ministério Público Federal, Marcelo Moscogliato.
A programação do evento também reserva a exposição de trabalhos acadêmicos sobre o tema. As inscrições para os interessados em submeter suas pesquisas sobre os limites da liberdade de expressão vão até o dia 15 de abril no www.obcom-usp.com.br ou no www.palavraaberta.org.br .
O seminário é gratuito. Os participantes receberão certificado.