O rádio é o meio preferido dos brasileiros para ouvir música. É o que aponta recente pesquisa da Opinion Box, sob encomenda dos serviços de streaming Deezer, Google Play Music, Napster, Rdo e Spotify, empresas que compõem o Comitê de Desenvolvimento da Música Digital no Brasil.
Para 76,4%, o rádio é o meio predileto para ouvir música, seguido das plataformas de vídeo online (73,7%), MP3 (72,8%), CD (60,1%), televisão (48,2%), streaming (28,2%) e vinil (8,2%).
Foram ouvidas 1.112 pessoas acima de 18 anos e de todos os estados brasileiros (690 homens e 503 mulheres).
A casa é o local preferido para ouvir música: 78,8% das menções. Na sequência, trabalho (33,7%), trânsito (33,6%), academia (28,8%), estudo (21,4%) e festa (13,7%) são os locais e as situações onde a música está mais presente.
Apesar de menos acessado em relação a outros serviços, os streamings de música estão se tornando mais conhecidos. Entre os mais familiarizados com tecnologia, 56,5% disseram conhecer o segmento; 40,9% disseram usar o serviço todo dia e 40,6%, ao menos uma vez por semana.
A pesquisa também mostrou que a pirataria de música é 31% menor entre os usuários de streaming em relação a quem não usa os serviços.