A total integração entre a televisão e a Internet será discutida durante o painel “TV 2020: o futuro da TV conectada”, que faz parte do congresso do SET EXPO 2014, maior evento de negócios e tecnologia para broadcast e novas mídias da América Latina a ser realizado em São Paulo, de 24 a 27 de agosto.
O painel – que terá a moderação do consultor independente com vasta experiência em Tecnologia da Informação, telecomunicações e inovação Aguinaldo Boquimpani, e a participação de especialistas do Brasil e do exterior – deve provocar intenso debate sobre as tendências de tecnologia, da evolução da indústria e da audiência conectada.
Na opinião de Boquimpani, a integração completa da TV com a Internet é inevitável e deverá ocorrer em poucos anos. A questão essencial é saber quais os caminhos que devem ser percorridos para que essa evolução aconteça. “Cada vez mais a TV evolui para se tornar um aparelho mais complexo, inteligente e com capacidade de se conectar com a Internet”, observa. “Existem propostas, já disponíveis no mercado, que propiciaram essa conexão de diversas formas diferentes, só que até agora nenhuma foi bem-sucedida.”
Coordenador de um grupo de estudos tecnológicos na SET que analisa a evolução de padrões destinados a integrar o “broadcast” (radiodifusão) e a “broadband” (Internet), Boquimpani acredita que num futuro próximo a conexão da TV com a Internet vai envolver todos os diferentes players dentro de um mesmo ambiente. “Radiodifusor, provedor de broadband, operadora, fabricante do equipamento, enfim, todos vão participar de um mesmo ambiente que ofereça uma experiência totalmente integrada para o usuário final.”
Durante o painel, Boquimpani pretende estimular os participantes a discutir, dentre outros assuntos, as inovações que já existem lá fora em termos de conectar TV e Internet, as tendências atuais da indústria da TV e como integrar a crescente oferta de conteúdo online/on demand e a expansão das novas telas ao ambiente da TV.
Mais informações sobre o congresso e a feira do SET EXPO 2014 estão no site: http://www.setexpo.com.br/
Fonte: SET