A partir de setembro, o relatório de mídias do Projeto Inter-meios passa a informar os investimentos publicitários na web, discriminados em “internet” e “internet/outras mídias (rádio, televisão, jornal ou revistas)”.
O relatório é uma iniciativa do Meio & Mensagem que apura o faturamento das mídias com publicidade no país. Mais de 350 veículos e grupos de comunicação informam mensalmente os valores obtidos com anúncios, o que representa aproximadamente 90% do total investido em mídia.
Desde julho, emissoras de rádio e televisão, jornais e revistas já detalham separadamente o quanto arrecadaram com anúncios nas duas modalidades do projeto.
Segundo o presidente do Meio&Mensagem, Salles Neto, a distinção de dados sobre o faturamento dos veículos tradicionais com anúncios na web permitirá ao mercado acompanhar a evolução do investimento publicitário na internet e o desempenho da web ligado a cada tipo de mídia.
“As grandes empresas já têm feito isso. O que nós queremos é reforçar, principalmente às pequenas empresas, que todos os veículos que operam hoje com a mídia tradicional e com a internet passem a enviar esses dados nas duas formas”, declara.
Todas as redes de televisão possuem sites na internet e das 4.619 rádios existentes no país, 91,3% têm sites (4.217). Este último dado foi apurado em pesquisa realizada pela Abert em 2012.
O presidente da Abert, Daniel Slaviero, considera positiva a mudança pois “vai garantir maior precisão às informações sobre o bolo publicitário e permitir uma leitura mais clara das tendências de mercado”.
Assessoria de Comunicação da Abert