Em uma ação inédita no país, dezenas de jornais brasileiros unificaram suas capas nas edições da segunda-feira (21). A iniciativa faz parte da campanha da Associação Nacional de Jornais (ANJ) de apoio ao combate ao coronavírus e à desinformação.
Os jornais que não circulam com edições impressas às segundas também entraram na campanha, com divulgações nos sites.
A hashtag #imprensacontraovirus destaca os esforços dos meios de comunicação na luta coletiva contra o coronavírus e chama a atenção para a importância da informação jornalística.
“Em situações dramáticas como a que vivemos, informação precisa e contextualizada é um bem ainda mais essencial”, enfatiza o jornalista Marcelo Rech, presidente da ANJ.
ABERT
Também a ABERT, em campanha lançada na sexta-feira (20), ressalta o trabalho jornalístico. No material preparado para rádio e TV, a campanha "Desinformação mata" destaca o papel dos veículos de comunicação na prestação de serviço e combate às notícias falsas, principalmente sobre o novo coronavírus.
Um vídeo para TV e redes sociais e um spot para rádios convidam a sociedade a consumir e compartilhar informação segura e checada, e jamais as notícias falsas. De acordo com a mensagem, "as armas para vencer essa batalha (a desinformação) têm nome: informação e compromisso com os fatos".
O material está disponível para divulgação gratuita.
Para acessar o spot, clique AQUI
Para o vídeo para TV, clique AQUI e, para redes sociais, clique AQUI