Os bastidores da política, liderança, 5G e transformação digital nas emissoras foram temas dos painéis do terceiro e último dia do 25° Congresso Gaúcho de Rádio e TV. Cerca de 250 radiodifusores e profissionais do setor participaram do evento na quinta-feira (24), em Canela (RS).
O repórter do SBT, Daniel Adjuto, abriu os painéis do dia com a palestra “Reportagem Política: Bastidores de Brasília e do Governo Bolsonaro”. O jornalista destacou a importância de o repórter estar sempre atento aos fatos e acompanhar as informações que surgem a partir de postagens das autoridades nas redes sociais.
“Além do corpo a corpo, além do cafezinho com a fonte, é preciso observar o que acontece nas redes sociais. Muitas vezes, quando temos um fato importante e inédito, não guardamos o furo (de reportagem) para o horário que o jornal vai ao ar. Postamos nas redes e completamos com mais informações no jornal mais tarde. É claro que tem muita fake news e desinformação, mas sabemos quando a notícia é confiável”, disse Adjuto.
Na palestra “Papel do Líder”, o diretor da empresa de educação corporativa Atingire, Edilberto Camalionte, deu dicas, de forma descontraída, para uma gestão humanizada, e explicou as mudanças que aconteceram ao longo dos anos no modelo de liderança das empresas.
“Nos anos 80, o que importava era tempo de casa. Nos anos 90, a meritocracia começou a ser implementada nas empresas. Nos anos 2000, entrou a tecnologia e as empresas começaram a se mobilizar para reter talentos. O futuro é incerto, mas sabemos que precisamos moldá-lo, desenvolvendo inovação, renovando e melhorando os processos que já existem”, afirmou Camalionte.
Na parte da tarde, o CEO da Jovem Pan, Roberto Araújo, foi o palestrante do painel “O fim do rádio como você conhece”. Araújo mostrou as inovações tecnológicas feitas pela Jovem Pan e o reposicionamento da marca, que transformou a rádio no Grupo Jovem Pan e criou a TV digital Panflix.
“Eu não me vendo mais como rádio. As equipes comerciais foram ampliadas, não existe mais venda só de rádio. Também vendemos nossas redes sociais e outras plataformas”, afirmou.
O repórter do SBT, Daniel Adjuto, abriu os painéis do dia com a palestra “Reportagem Política: Bastidores de Brasília e do Governo Bolsonaro”. O jornalista destacou a importância de o repórter estar sempre atento aos fatos e acompanhar as informações que surgem a partir de postagens das autoridades nas redes sociais.
“Além do corpo a corpo, além do cafezinho com a fonte, é preciso observar o que acontece nas redes sociais. Muitas vezes, quando temos um fato importante e inédito, não guardamos o furo (de reportagem) para o horário que o jornal vai ao ar. Postamos nas redes e completamos com mais informações no jornal mais tarde. É claro que tem muita fake news e desinformação, mas sabemos quando a notícia é confiável”, disse Adjuto.
Na palestra “Papel do Líder”, o diretor da empresa de educação corporativa Atingire, Edilberto Camalionte, deu dicas, de forma descontraída, para uma gestão humanizada, e explicou as mudanças que aconteceram ao longo dos anos no modelo de liderança das empresas.
“Nos anos 80, o que importava era tempo de casa. Nos anos 90, a meritocracia começou a ser implementada nas empresas. Nos anos 2000, entrou a tecnologia e as empresas começaram a se mobilizar para reter talentos. O futuro é incerto, mas sabemos que precisamos moldá-lo, desenvolvendo inovação, renovando e melhorando os processos que já existem”, afirmou Camalionte.
Na parte da tarde, o CEO da Jovem Pan, Roberto Araújo, foi o palestrante do painel “O fim do rádio como você conhece”. Araújo mostrou as inovações tecnológicas feitas pela Jovem Pan e o reposicionamento da marca, que transformou a rádio no Grupo Jovem Pan e criou a TV digital Panflix.
“Eu não me vendo mais como rádio. As equipes comerciais foram ampliadas, não existe mais venda só de rádio. Também vendemos nossas redes sociais e outras plataformas”, afirmou.
A vice-presidente de Produtos e Operações do Grupo RBS, Andiara Petterle, também foi palestrante no Congresso da AGERT e falou sobre as transformações digitais que o grupo de comunicação tem feito em seus produtos. Já o diretor da SET, Gunnar Bedicks, falou sobre os desafios e novidades do 5G