As inserções publicitárias em reality shows registraram aumento de 26%, em comparação com 2020, e se tornaram uma oportunidade de divulgação para as marcas na TV. Foi o que demonstrou a última edição do estudo Data Stories, publicado pela Kantar IBOPE Media em junho. Quando comparou o primeiro quadrimestre deste ano (janeiro a abril) com o mesmo período do ano passado, o levantamento apontou aumento de 79%.
Diferentes formas de interação, associação ao entretenimento e a possibilidade de falar diretamente com o espectador foram as ações que levaram a resultados promissores. Como consequência, houve 19% de aumento no total do gênero, 853% no gênero de realities musicais e 147% nos programas dedicados ao empreendedorismo e negócios.
Diante do crescente interesse do público, as empresas passaram a investir em um novo nicho de mercado: produzir os próprios reality shows. Um deles, realizado por uma marca de bebidas, atraiu 1,3 milhão de novos seguidores para as redes sociais da companhia, apenas nas primeiras 72 horas de exibição.
A preferência do telespectador brasileiro pelo formato, em especial entre o público jovem, ficou evidente também nas redes sociais. Dos 294 milhões de postagens feitas no Twitter sobre televisão, 94% tratam do tema. Quando se trata de reality, os sentimentos mencionados pelos espectadores são, em sua maioria, positivos.