A TV 3.0 foi um dos destaques do discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na quinta-feira (3), durante o evento “O Brasil Dando a Volta por Cima”, que contou com a participação do presidente da ABERT, Flávio Lara Resende. Anunciada como uma inovação tecnológica para o setor de comunicações, a nova geração da televisão aberta ainda não foi oficialmente aprovada.
“Vem aí a TV 3.0, um sistema que vai promover o casamento definitivo da TV aberta com a internet. Com isso, a população brasileira terá acesso a uma televisão de última geração, com imagens e som de altíssima definição. Isso significa mais informação e mais qualidade para os brasileiros”, afirmou Lula, destacando os benefícios esperados da nova tecnologia.
O evento reuniu autoridades e apresentou as principais entregas do governo federal nos dois primeiros anos de mandato. O ministro das Comunicações, Jucelino Filho, reforçou o potencial da iniciativa: “O avanço da TV 3.0 representa um marco para a comunicação no Brasil. Com essa tecnologia, unimos o alcance da TV aberta à interatividade da internet, garantindo mais qualidade e acesso à informação para todos os brasileiros”.
A expectativa é a de que o Decreto sobre a TV 3.0 seja assinado e publicado nos próximos dias.