Quase dois meses após o desligamento do sinal analógico de TV em Brasília e em nove cidades do entorno, o Gired (Grupo de Implantação da TV Digital no país) divulgou que ainda tem mais de 40 mil kits digitais para distribuição às famílias beneficiárias de programas sociais do governo federal no DF. De acordo com o Gired, foram distribuídos 337,9 mil kits de um total de 377,3 mil, atingindo 90% da população, considerado um recorde.
Levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) mostra que um quinto dos domicílios brasileiros (19,7%) tem apenas o sinal analógico de TV. O percentual equivale ao total de conversores que será distribuído às famílias de baixa renda, cerca de 13 milhões em todo o Brasil.
Para o diretor geral da ABERT, Luis Roberto Antonik, o governo deve atender o pedido da EAD e redefinir o cronograma do desligamento, pois a portaria 378/2016 está ultrapassada.
“O cronograma não pode mais ser cumprido. O conversor é o motor da digitalização. A prática mostrou em Brasília que a melhor forma de não prejudicar a população mais carente, que tem apenas uma TV de tubo em casa, é distribuindo o kit. Ou seja, o kit contém um conversor, cabos, conectores e, muito importante, uma antena externa. Com este equipamento, a qualidade do sinal melhora espetacularmente”, afirmou.
Para Antonik, o grande desafio é o processo de distribuição dos kits em São Paulo, a maior capital do país. “Não é simples e nem pode ser feito rapidamente. É preciso tempo e dedicação, pois não se trata de "ir buscar um conversor no posto de distribuição", mas de receber uma cartilha, assistir um tutorial, além de tirar dúvidas sobre instalação”, argumentou.
Apesar de a EAD (Empresa responsável pela digitalização no país) trabalhar com um detalhado plano de distribuição de kits, ainda não existem conversores suficientes para atender toda a demanda exigida pelo atual cronograma de desligamento.
Em São Paulo, o fim do sinal analógico de TV está previsto para 29 de março, e até o momento foram entregues 265 mil kits do total de 1,8 milhões de beneficiários.
Para agendar a retirada do kit, basta acessar o site www.sejadigital.com.br ou ligar para o telefone 147. A ligação é gratuita.